terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Você se Torna aquilo que Adora

Por Rosangela Brunet


O que é psíquico é um poder imensamente maior do que todas as demais forças terrestres"
C.G.Jun
g

Há tempos que me programo para escrever sobre adoração,mas esse é um tema tão difícil e complexo que estou procrastinando neste sentido .Esta postagem ainda não é exatamente o que gostaria de passar em termos de profundidade ,mas vou arriscar um ensaio sobres este assunto.
Para se falar de adoração é necessário entender o que significa este termo. Adorar é dar honra,dispor de tempo, ter um profundo respeito a ponto de reverenciar , se "inclinar" diante de algo ou alguém .Se inclinar aqui, na verdade, é no sentido figurado.Pois muitos se inclinam fisicamente mas não adoram.Amar demais alguma coisa a ponto daquilo receber a maior parte da atenção,concentração e energia.Adorar não tem a ver somente com eventos divinos. Pode-se adorar um filho,um marido,um pai,uma mãe,o dinheiro, o status, o poder, a profissão e, por aí vai.Se algo toma teu tempo mais que tudo, e não sobra quase nada para outras coisas você esta adorando e suas energias absorvem tuas habilidades, tuas competências, tuas horas, teu espaço e teu dinheiro. O que quero ressaltar nesse processo é exatamente isso. A adoração te molda naquilo que você adora.
Porque a adoração exige energia psíquica que é espiritual, a qual é canalizada em direção ao que é adorado. A adoração vai moldando sua forma de vida e catexizando objetos de desejo ou indesejados , com essa energia, a nossa forma de vida, de ser,de ver o mundo, de se comportar e de pensar vai sendo formada. Para que esse fenômeno aconteça é necessário que toda a tua psique,corpo e espírito esteja presente neste
processo.Do contrário isso não ocorreria.A energia esta no espírito que habita na Psique e se expressa no copro. A Psique tem ,além de outras faculdades mentais, a capacidade de sentir, pensar, lembrar, concentrar, analisar, perceber, discriminar,ate. Estes são processos fundamentais na aprendizagem de comportamentos e na formação de hábitos e articulação da inteligência. Considerando todo esse discurso da para entender a importância de um adoração. Considerando todas essas premissas pode-se concluir que a adoração afeta nosso senso crítico, nossa forma de pensar e de se comportar, tornando-se assim todas as nossas criações um reflexo daquilo que somos:aquilo que adoramos.Sigmund Freud diz que nossas inquietações e angústias influenciam nossas construções psíquicas, ideológicas, teóricas e religiosas
Mas o que realmente me diz respeito quando quero refletir sobre o tema é: a adoração afeta minha vida , afeta Deus e ,por conseguinte, afeta meu lugar de habitação: minha "Psique "
A Bíblia diz que você se torna aquilo que adora. Como é isso ?  Como é isso ? 
Imagine que ao virar a direita você entrará em outra dimensão...
Essa dimensão da qual me refiro há Moradas que Foram preparadas para nós.Lá há modelos de tudo que se pode efetuar aqui na terra.Nesta moradas há tudo que a sociedade necessita para sermos saudáveis e satisfeitos.O modelo esta lá.Mas é preciso enxergá-lo nessa dimensão, e para isso temos que entrar nessa dimensão onde o Pai esta com seu filho.Nosso lar. 
Uma das coisas que caracterizam esse lugar é a adoração.Lá há adoração 24 horas seguidas.E lembrando mais uma vez, adoração não tem a ver somente com sons espirituais,mas como estilo de vida onde 24 horas é gastas para adorar o Pai. Vinte e quatro horas "inclinados" diante de Jesus.Pode parecer uma vida monótona,mas se você entender o real sentido da adoração saberá que é justamente o oposto. Será 24 horas comprometidos e envolvidos com O Criador da terra que tem a chave e a resposta para todas as nossas perguntas existenciais, tem a revelação de todas os mistérios ocultos na terra. etc...Imagine você viver nessa dimensão dos que amam? 
Uma das coisas que existe lá são modelos de músicas que alegram a Deus .Que fazem o pai se levantar do trono para falar conosco como amigo. São os ditos cânticos espirituais voltadas em direção a Jesus . Os cânticos espirituais são sons que vem de uma relação estreita com o Criador nos céus.Jesus fazia tudo que via o Pai fazendo. Aqueles que adoram a Jesus precisam desses sons, os quais são gerados no céu para agradar o coração de Deus. O lugar que habitamos aqui na terra :nosso "Corpo Psique"precisa ser habitação de Deus. Este lugar precisa ser separado para Deus habitar,não somente para Ele vir de vez em quando visitar .Nesse Lugar precisa haver sons espirituais de adoração ,alegria, lamento, etc...sons que refletem o coração do Pai.Mas...
"(...) quando os hinos espirituais se calam o que sobra é o “show gospel”.Mas sempre é tempo de afinar nossa liras e nossas harpas empoeiradas" Olavo Feijó 
A minha pergunta é: que tipo de sons o mundo que se diz cristão anda emitindo? Nossa habitação é a habitação de Jesus? Nossa habitação produz alegria ,satisfação a atrai a presença de Deus?Quem somos nós ? O que nos tornamos por adorar quem adoramos? 
Fica aqui minha reflexão e minha inquietação pessoal diária.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A Eternidade do Amor

Por Rosangela Brunet

"É fácil amar o outro na mesa de bar, quando o papo é leve, o riso é farto, e o chope é gelado. Nos cafés, após o cinema, quando se pode filosofar sobre o enredo e as personagens com fluência, um bom cappuccino e pão de queijo quentinho. Nos corredores dos shoppings, quando se divide os novos sonhos de consumo, imediato ou futuro. É fácil amar o outro nas férias de verão, no churrasco de domingo, nos encontros erotizados, nas festas agendadas no calendário do de vez em quando
Difícil é amar quando o outro desaba. Quando não acredita em mais nada. E entende tudo errado. E paralisa. E se vitimiza. E perde o charme. O prazo. A identidade. E fala o tempo todo do seu drama com a mesma mágoa. Difícil amar quando o outro fica cada vez mais diferente do que habitualmente ele se mostra ou mais parecido com alguém que não aceitamos que ele esteja. Difícil é permanecer ao seu lado quando parece que todos já foram embora. Quando as cortinas se abrem e ele não vê mais ninguém na plateia. Quando até a própria alma parece haver se retirado."
Ana Jácomo



As relações afetivas são como tecidos que vão tecendo bordados na medida em que decidimos não desistir do outro. Vai se estabelecendo como rocha na medida em que temos consciência que o outro é a pessoa que escolhemos pra viver do nosso lado para sempre.Seja uma par amoroso, seja uma amigo ou a nossa família. Nessa hora assumimos a responsabilidade de investir nessa construção que será edificada até a hora da nossa morte. Isso pode-se chamar de amor eterno. A textura da relação será maleável, e o material de substâncias inabaláveis.Nada de evitar ser tocado la no fundo.Nada de medo de ser tocado porque o tempo irá nos dando a certeza de que somos amados. Ninguém quer ser tocado por alguém que não nos ama.Não é mesmo?

As nossas digitais estarão impressas nessa teia, e desenhará as rendas que enfeitará nossos sonhos.Nada, nada de arranhar a tela que esta tecendo nossos sentimento.Cuidado! Nossas unhas precisam ser lixadas frequentemente , nada de se desgastar com formas ou estilos. A tendência da moda no amor é a tão conhecida e sempre sofisticada simplicidade. Sofisticação e requinte só quando for a dois. Podem abusar das cores .Nada de respeitar limites quando se refere a alegria, tolerância, amizade e paciência. O respeito terá a sua hora quando tivermos que esperar pela singularidade de cada um, nada de não chegar muito perto, atravesse mesmo a faixa vermelha quando a dor chegar e as dúvidas trouxerem insegurança e fragilidade. A obra de arte é sua, e nada de deixá-la ser maculada pela ira ou ressentimento.Muito cuidado com as linhas da traição,o olhar tem sempre que estar perto um do outro. Não para controlar,mas para cuidar. 
A eternidade do amor não esta no tempo,mas no compromisso de amar. O compromisso e a decisão de amar fará o amor eterno,pois o amor do qual me refiro,não é o amor romântico,mas o amor verdadeiro.Aquele que nos acorda pela manhã para nos certificar de que estamos seguros e podemos descansar do futuro.É amor que nos da aquele chão que nos dispõe para a vida , pois ele se tornou solo de força e esperança para sonhar. São composições elaboradas por dois indivíduos imperfeitos que decidiram se amar apesar de.
É nesse amor que acredito, não naquele dos filmes de Hollywood. O amor eterno é feito de dia-a-dia, de cara amassada pela manhã, de defeitos e faces horrorosas que preferíamos esconder, mas felizmente encontramos alguém para aceitá-las e ajudar-nos a sermos melhores.

O amor Romântico é diferente deste amor eterno do qual me refiro. Léon Dostoiévski disse:“Ora veja… É o que sempre acontece às pessoas românticas: enfeitam uma criatura, até o último momento, com penas de pavão, e não querem ver, nela, senão o que é bom, muito embora sentindo tudo ao contrário. Jamais querem, antecipadamente, dar às coisas o seu devido nome. Essa simples ideia lhes parece insuportável. A verdade, repelem-na com todas as forças até o momento em que aquela pessoa, engalamada por elas próprias, lhes mete um murro na cara.”

Olavo Feijó fez uma colocação muito interessante sobre a Eternidade do Amor .Veja o texto abaixo:


"Aquilo que nós humanos chamamos de “amor” nada mais é do que sentimento. E dos sentimentos mais contraditórios. Porque, em nome do amor que dizemos sentir, tratamos nossos seres amados com possessividade e com egocentrismo. Consciente ou inconscientemente, este tipo de sentimento, que é imaturo, termina por fazer mal ao ser amado.O amor paixão, possessivo, romântico é neurótico. Não é o amor eterno. Se   “Deus é amor”, a atitude de amar tem que ser vista com uma postura de aceitação da essência desse Deus introjetado em nós." .Leia um trechoBrennan Manning   
" Esse amor foi oferecido para os dilapidados, derrotados e exauridos; foi deixado para os sobrecarregados que vivem mudando o peso da mala pesada de uma mão para a outra, esse amor é para os vacilantes e de joelhos fracos, que sabem que ...não se bastam de forma alguma e são orgulhosos; é para (as pessoas ) inconsistentes e instáveis cuja azeitona vive caindo para fora da empada; é para homens e mulheres pobres, fracos ,cheios de defeitos ,falhas hereditárias e talentos limitados; é para os vasos de barro que arrastam pés de argila; é para os recurvados e contundidos que sentem que sua vida é um grave desapontamento para  (todos). É para gente inteligente que sabe é estúpida e para pessoas  honestos que admitem que são canalhas...esse amor é para mim mesma e para quem quer que tenham ficado cansado  e desencorajado ao longo do caminho..é para todos que desejam"

O Amor é um pessoa  que nos capacita a amar e colocou sua eternidade em nossas relações a  partir da Sua eternidade. É por isso que os relacionamentos humanos mais profundos e duradouros são aqueles alicerçados nesse princípio.O Apóstolo Paulo disse  “o amor é eterno” (I Coríntios 13:8), e João explicou essa frase dizendo: “Deus é o próprio amor” (I João 4:8).

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado....Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.1 Coríntios 13:1-13
Para muitos entender este este texto é difícil,pois nem todas as pessoas conseguem amar o outro sem egoísmo ,individualismo, egocentrismo.O amor neurótico nos aprisiona a amar somente com algum ganho secundário. Seja pelo retorno afetivo que obterá do outro, ou seja pela por esconder alguma outra intenção inconsciente.Por exemplo.Muitas pessoas tem a tendencia de escolher parceiros que a rejeitarão.Elas repetem este padrão de comportamento durante toda a sua vida.Normalmente são parceiros que a fazem sofrer, e a pessoa ainda assim continua "amando" .Nesse caso, há um vínculo destrutivo .Este e outros exemplos denunciam uma incapacidade de escolher objetos de desejo que realmente sejam saudáveis e satisfaçam de forma legítima nossas necessidades.Não é saudável escolher viver do lado de alguém que não nos ama. Não há como amar alguém se não nos amamos primeiros. O amor cristão não é esse tipo de amor.O amor cristão é aquele onde próprio Deus mora em nós e nos leva ao lugar certo, na hora certa e da forma certa para sermos felizes , realizados e satisfeitos os suficiente para que possamos ter tanto amor que não será possível ficar sozinho com ele.Será impossível não querer amar. Nesse momento, onde estamos cheios de amor, ai sim, podemos amar aqueles que não se ama, podemos ser pontes e abrigos na tormenta e na tempestades para os que estão sozinho e ,fracos e insanos.

"Não existe possibilidade de (relacionamento afetivo) com o outro, se não (nos relacionarmos ) antes com nós mesmos. Conjugar o verbo amar exige capacidade extremamente complexa de, ao legitimar-se na própria singularidade, legitimar a existência do outro. Existem outros verbos, que não o amar, para conjugarmos quando a legitimação do outro não é possível, por exemplo, apaixonar-se, mistura-se, controlar, desejar, etc." (COLOMBO, p.35, São Paulo:Vetor, 2006)

A teoria da motivação de Maslow nos ajuda a entender um pouco sobre a diferença entre Necessidade e Desejo.Nos ajuda também a esclarecer esta dinâmica da Motivação.Ou seja, como e porque um indivíduo escolhe um objeto de desejo e abandona o outro, que pode ser tão agradável e tão positivo quanto o escolhido. Uma das teorias da motivação que mais me identifico é a de Abraham Maslow (1908-1970). Esta teoria acredita que todo ser humano possui diversas necessidades hierarquizadas como uma pirâmide. Uma pessoa se sente motivada em função desta hierarquia .É necessário e fundamental identificarmos em qual categoria estamos para que possamos refletir e trabalhar em direção daquilo que desejamos alcançar. Ela serve como orientação para as escolhas que fazemos não somente no cotidiano, como em situações extremamente importantes de nossa vida. 
Este processo não acontece da mesma forma tão organizada e tão estática. Nem sempre esta hierarquia se manifesta para nós com tanta clareza e de forma consciente. Esta hierarquia com muita frequência se encontra misturada e disfarçadas de desejos ou fantasia. Eu gosto muito de um exemplo que nos ajuda bastante a entender este processo.Por exemplo, se estou com sede,minha necessidade é a água.A homeostase , que é a busca de um equilíbrio orgânico e emocional, prepara o organismo no sentido de ir em busca de um copo de água. Corpo e mente trabalham juntos nesse sentido. Por outro lado, o condicionamento, a aprendizagem e a o processo simbólico desenvolve em nós uma busca mais elaborada que fará com nessa hora, uns comprem uma lata de coca-cola,outro tomem um cerveja gelada, outros vá em direção a água de coco. É nessa hora que o sentido de orientação, como citado por Fritz entra em ação. O exemplo que dei,obviamente é bem simplório,mas a adulteração dessa necessidade acontece no processo da interação entre indivíduo e meio.Por isso, muitos desvios de escolha e orientação atravessa o fenômeno da percepção obstruindo nossos sentidos e subvertendo a capacidade de escolha. É necessário trabalhar arduamente pra entender esta dinâmica , e muita vezes é necessário obter ajuda profissional pra entender melhor e tornar isso consciente.
Em função dessa premissa de Maslow pode-se entender a complexidade que existe no processo de escolha e permanência de objetivos na vida. Eu posso fazer uma escolha acertada e feliz numa determinada época da minha vida, mas eu posso me perder pelo caminho e não saber mais conservar e permanecer nesta escolha.Por outro lado, posso fazer uma escolha desacertada e no meio do caminho ,no processo de amadurecimento descobrir qual era exatamente a minha verdadeira necessidade.E em ambos os casos o objeto escolhido será trocado ou abandonado por ter se tornado uma catéxis negativa. 
O fato é que atualmente estamos presenciando literalmente um “mal estar” onde o indivíduo se sente inadequado ao seu meio,mas não por falta de liberdade,mas por incapacidade de escolha.É como se ele não estivesse onde deveria estar, como se ele não fosse aquilo que ele deseja ser .É o ideal em constante conflito com o essencial.Um desacordo entre o Ter e Ser. Uma desarmonia de valores , uma insatisfação permanente entre desejo insaciável e ofertas de consumo inalcançáveis . O corpo em conflito com a mente, a alma se distanciando do espírito .A família depois do prazer; o trabalho sendo utilizado a serviço da ganância. Relacionamento íntimo em desconexão com o sagrado. Sintomas cada vez mais desconhecidos; o adoecimento na prateleira da ciência que não acompanha sua evolução.Em todas as áreas o ser humano esta á margem de seu transitar no mundo.A doença se apresenta como incapacidade de amar , e a sociedade não consegue atender essas novas demandas. 
A verdade é que amor nem sempre é o que parece ser, e o motivo de amar nem sempre esta de acordo com a real necessidade. O caminho é longo, e o futuro chegará com certeza. Mas os desvios estão por toda a parte, em cada esquina que dobramos na vida que escolhemos ter .Por isso, trabalhe suas escolhas, permaneça com o que te faz feliz Não deixe ir embora aquilo que fez você saber quem você verdade verdade. 
Enfim, o amor eterno perpassa a complexa teoria de Maslow, capacita a percorrer a hierarquia de uma pirâmide que nos desorganiza para nos estabelecer como sujeito ativo numa relação de segurança, realização, força, esperança e vida eterna.Deixo uma reflexão de Ricardo Gondim: "No caminho da existência, as decisões chegam de instante em instante e nesse átimo, os destinos vão se desenhando." 



Referência:
Abordagem Gestaltica e Testemunha Ocular da Terapia. PERLS,Fritz.Pag.38



domingo, 21 de dezembro de 2014

Estranhamente Te Perdi

 Por Rosângela Brunet


Lentamente fomos nos devorando estre aspas.Fomos catando pedaços de sentimentos remendados para reparar o que não tinha mais jeito.Difícil fazer um dueto com uma só voz



Aguarela portrait art of Woman with red hair, por © Helga McLeod

A Morte é Volúvel e Indecifrável

Por Rosângela Brunet
18.11.2014
A Todos Que Amei e a Morte levou de Mim

É preciso escrever as palavras travadas pela dor, engessadas pelo cotidiano,encravada pela violência, esquecidas pelo sofrimento que não queremos viver novamente.
É preciso mergulhar no vão do sofrimento que grita rouco porque não foram capazes de ouvi-los.
É preciso esquecer as mensagens óbvias, os clichês e a as frases feitas e se denunciar o mal entendido, o disfarce das letras,os atos falhos, ás mascaras pintadas e talhadas em cada discurso preparado em cada nota ou aviso  de erros de português.
É preciso fazer o vazio se revelar .O nada pede uma palavra e nossos sonhos não param de relatar essa existência que se foi.
O fim tem uma nota errada. Faltou dizer aquele tom do lado de dentro onde a gente não tem mais o ritmo certo para uma canção assim tão inacabada, tão  sem sentido de tocar, tão impossível  de se compor.O fim não é arte.O fim não  tem forma.Não há como descobrir  os elementos apropriados para compor uma obra que esgote um conceito assim .
Um momento é o bastante para dizer o quanto o fim é composto de nada.Como reproduzir uma cena que se acabou? Como esculpir uma obra sem termos o molde adequado dessa composição que não queremos viver.

Obra de Igor Mitoraj 



quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Dúvida Fértil

Por Rosangela Brunet

João Batista estava preso e prestes a ter sua cabeça arrancada.E diante desse quadro lamentável em que se encontrava teve a ousadia e a coragem de perguntar a Jesus: Quem é você?
João Batista foi aquele que preparou o caminho do evangelho de Jesus, mas no auge de sua crise existencial e de fé perguntou a Jesus: Quem é você?Tu é mesmo quem você diz que é?"(Parafraseando uma reflexão de um vídeo de René Kivitz)

João Batista foi aquele profeta a quem Isaías se referiu dizendo:"Voz do que clama no deserto. Preparai o caminho".
Ele vivia no pregando o evangelho ao judeus. Missão terrível.Ele parecia um maluco. Tinha uma alimentação diferenciada e se vestia de forma diferente. Ele se destacava do "normal" da época e vivia isolado. Não sei explicar porque ele era assim. Mas definitivamente ele não era um exemplo de "normalidade".
Um dia ele foi preso porque falou sobre o tema "adultério", e isso incomodou a mulher de um imperador romano, a qual pediu sua cabeça na bandeja.
Obviamente, depois de preso ele começou a duvidar de sua missão, e questionar toda a sua existência, pois foi justamente esta missão que agora iria condená-lo á morte.
Atualmente estamos presenciando muitos João Batistas numa "prisão" enclausurado pela rejeição, pelo abandono, pela solidão ,excluídos pela sociedade, cujos inimigos continuam encomendado suas cabeças na bandeja. E há uma pergunta travada na garganta deles. Quem é você,Jesus?
Por outro lado, ainda há uma voz clamando no nossos deserto árido e quente ; solitários e estéreis .Ávidos por encontrar a resposta do significado de nossa existência insólita nessa sociedade vazia.
Essa dúvida de João Batista foi essencial e libertadora para a consolidação da fé e da missão de João Batista. Toda vez que duvidamos nos abrimos para conhecer a verdade. O amor não traz dúvida e nem medo. Existe e ponto final.O Amor não precisa de argumentos científicos para ser provado.Ele não
necessita das nossas certezas humanas, ou mesmo dos pensamentos engessados para o proteger.O Amor se manifesta na liberdade de pensamento. Por isso é fundamental duvidar para abrir espaço para o poder do amor se manifestar.O medo não deixa o amor entrar ,por isso é necessário abrir espaço.É preciso esvaziar os porões das certezas , deixar que os barulho do absolutismo se misturar com as multidões, e ceder o lugar para a experiências individuais do conhecimento da verdade, o qual só poderá acontecer pelas vias da subjetividade. A multidão faz muito barulho,mas o silêncio do seu auto-respeito se certificará de que há uma voz que clama no deserto, e esse é exatamente o prelúdio do anúncio da manifestação existencial que procuramos. Lembro do que Caio Fernando Abreu disse: "Às vezes é preciso diminuir a barulheira , parar de fazer perguntas , parar de imaginar respostas , aquietar um pouco a vida para simplesmente deixar o coração nos contar o que sabe . E ele conta . Com a calma e a clareza que tem ."
Termino essa reflexão com um trecho de Manoel de Barros que escandalosamente nos motiva a não temer nossas incertezas e escuridões da alma."E, aquele que não morou nunca em seus próprios abismos


Nem andou em promiscuidade com os seus fantasmas.Não foi marcado. Não será exposto às fraquezas, ao desalento, ao amor, ao poema.

Justiça

Por Rosângela Brunet


Justiça, uma virtude escassa no mercado das flores.
Competência de quem não pode praticar a vontade do iníquo, pois a ele não cabe este poder.Direito de obter e de ser na existência ladeando a eternidade daquele que é fiel ao que acredita .Ação dos inocentes feridos. Poder inestimável diante dos céus, pois a verdade é sua companheira. 
Ação dos retos de coração;recompensa daqueles que tanto choraram na frente dos tribunais levianos, manchados de magistrados perversos, com mãos sujas de sangue e sentimento cauterizado.
Obra de René Magritte
Justiça.
Caráter do que é divino.
Mas com os injustos não é assim. Imparcialidade foge de suas moradas dispostos a defenderam seus domínios. O direito a equivalência ou igualdade é uma cama de armadilhas.Uma revelação da verdade grita no túnel do silêncio e todos se calam de medo, Isenção de interesses e neutralidade é uma ameaça aos que os confrontam .Não conhecem . Lisura, correção, liberdade de agir ou de opinar, honestidade e integridade.Eles são os cavaleiros da morte e seu castelo são firmados no sangue de inocentes.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Fonte de Energia e Criação Mora Dentro de Mim

Por Rosangela Brunet

"Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos – mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas"Vera Caballero


Você tem dentro de você a  a principal fonte de energia:Deus Então, tuas limitações podem ser vencidas pela fé naquilo que o Reino de Deus nos trouxe: poder, alegria e paz no Espírito Santo.O Reino dos céus é chegado.Ele esta dentro de você - .Isso é o que  diz a Bíblia Sagrada.
Há duas formas de viver: Alimentar a vida ou alimentar a morte. Pulsão de Vida e pulsão de morte. Esta dentro de nós estas fontes. Eu escolho qual vou alimentar , explorar e deixar emanar de dentro de mim  .Somos limitados e fracos muitas vezes. Somos diferentes uns dos outros.Não podemos esperar perfeição de ninguém.Mas uma coisa eu posso fazer:ser a minha  melhor  versão. Se a gente cai n armadilha de querer ser o outro estaremos gastando energia em direção errada . Faça uma jornada em direção  a si mesmo , conheça suas fraquezas e suas forças. Potencialize e aperfeiçoe suas forças. E encontre um caminho de neutralizar  o poder de suas fraquezas Pare de achar que suas limitações são um destino definitivo
"Síndrome de Garbiela" á parte .Construa pontes na fraquezas, destrua muros que te emparedaram e fortaleça as forças que te levarão a avançar. Sua mente , seu pensamento é um determinantes de seus sentimentos de sua atitude frente a vida. Eles são  responsáveis pelas limitações que criamos .Seja  sua  melhor  versão e esqueça o que planejaram para você. O poder da criação mora dentro de ti. Não seja carrasco de si mesmo. Não coloque metas intangíveis para si, reconheça a sua falibilidade. Mesmo não querendo errar, você falhará muitas vezes. Falhará, talvez, até em lições que já aprendeu. Não se destrua por sentimento de culpa, nem cobre dos outros o que eles não podem dar. Comece tudo de novo quantas vezes for necessário. Aprenda a ser compreensivo e paciente consigo.  Quando você ficar ouvindo alguma voz contrária àquilo que Deus planejou para você  saia correndo dali e caia nos braços de quem sonhou com você:Deus   

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Amor

Por Rosangela Brunet

Há uma questão pontual que me incomoda enquanto pessoa e como profissional.Porque é tão difícil uma pessoa aceitar que errou .
Poderia explicar isso de uma forma científica,e ficaríamos parcialmente satisfeitos, mas na verdade, cada vez mais descubro que nada é absolutamente verdadeiro , exceto o amor. Falo isso porque na Bíblia Sagrada temos prova de que Amor é o próprio Deus.
A encarnação desse amor nos livra de nossas certezas e medos, e nos abre novos horizontes.
Uma vez a mulher samaritana perguntou a Jesus onde seria o lugar verdadeiro da adoração a Deus,e ele respondeu que "os verdeiros adoradores são aqueles que o adorariam em espírito e em verdade."
Como disse a Lu Rodrigues " Adoração é amor sem hipocrisia, compartilhado no chão da existência com todo aquele que eu puder chamar de próximo. Simples assim."
Lembrando também o que Deus respondeu a Davi quando ele queria lhe construir um tempo Ele lhe disse: " Eu não moro em templos feitos por mãos."
Partindo destes princípios eu ouso concluir que amar é muito difícil .Por isso, precisamos nos agarrar á nossas certezas em troca de alguma medíocre segurança..... não queremos amar o próximo porque isso exige um esforço pra abandonarmos o egocentrismo e o individualismo.
A compaixão é estar ao lado daquele que sofre,carregar o seu peso, é entrar no sofrimento do outro, e encarar as perguntas que este sofrimento nos trás ,e ali enfrentar nossa própria impotência e finitude. A compaixão não é para pessoas imaturas. A compaixão exige muita coragem."Ed.René Kivitz
Por isso criamos nossas religiões...acho que elas nos garantes maior "segurança " e nos livra de nosso medos de nos confrontarmos com nossas feiuras internas...Como disse Hebreu Brazuca "O amor encarnado transcende religiões e doutrinas, e quem o encarna já não necessita mais delas."

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Caminho do Tempo em Nós



Segundo René Kivitz "Na filosofia grega e romana KAIROS é a experiência do momento oportuno. Os pitagóricos lhe chamavam Oportunidade. Kairos é o tempo em potencial, tempo eterno, (...) é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece, a experiência do momento oportuno. É usada também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o "tempo de Deus" .




Para Carl Gustav Jung há um gênio criativo dentro de nós.É como se fosse um guia interior. Porém há um caminho a percorrer no sentido de acessá-lo. Enquanto não tivermos acesso a ele ficamos longe de nosso real " chamado vocacional" em relação ao que Somos como indivíduos; o que significa um distanciamento da verdadeira realização , plenitude e totalidade existencial.


Segundo Samuel Hahneman, toda doença é justamente esse desvio equivocado desse chamado ou meta existencial. O verdadeiro nascimento é a "experiência do Kairos", o tempo em que toda tua história começa a fazer sentido , tudo que você viveu convergiu para aquele momento, e você teve este insight, e sua vida começa a fazer sentido .Deste ponto em diante você achou sua missão, você sabe quem você é de verdade. Até os momentos mais difíceis de sua vida se tornaram materiais de estrutura para que agora você exerça sua função como Ser de excelência.


Rosângela Brunet

sábado, 25 de janeiro de 2014

Vaso de Barro

Por Rosangela Brunet

O vaso de barro foi um instrumento muito utilizado para carregar água, vinho e azeite entre os hebreus na época de Cristo.Essa tem sido uma imagem recorrente dentro de mim.
Eu sou feito pela mão do oleiro,mas me consolido na fornalha..Como um   vaso de barro ,sou  simples, rústica, lugar de chão.Minha origem é natural e pouco precisa para poder me revelar claramente quem sou. Minha pintura é uma opção. Qualquer ornamento é dispensável para mim.Minha essência e beleza é composta pela minha forma,textura, utilidade e cor .Sou transparente e real, sem artifícios que me mascare.Meu jeito de viver é autêntico e livre ao estar no mundo. Nasço da terra e toco as demandas sociais sem precisar de grande estilo.Sou sofisticadamente simples. Sem enfeite. Sou bela por ser continente Sou livre á espera de alguém que me habite.Sou um vazio me transformando em criação. Carrego no peito o sabor da alegria e possuo alimento todos os dias.
Transporto vida e água que limpa, refrigera e compõe o mundo.O vinho que habita em mim é carregado de frutas silvestres férteis por longes plantios em terras desconhecidas , porto do vasto universo da alma .É o
Obra de Arte de Rosângela Brunet
nada   encontrando Suas mãos doadoras de minhas belas formas com a intenção de habitar os cantos de minha casa interior.
Sou um lugar descoberto por um poder de criação.Vida e arte dentro de mim ampliando meu espaço de ser no mundo , construindo meu mundo .Subjetivo caminho de um indivíduo na descoberta de si mesmo.Sem retardos, sem avisos, nem placas de censura.
Um caminho de volta a ser quem me fez Nos encontramos aqui , enfim,E no diálogo ao espantar de mim, 
me distraindo,Ele me explica a razão de viver. E no final Ele conclui: temos mesmo é que estender este projeto de se expressar em outros planos, extensões ou lugares Prolongar o paraíso das formas aflitas pela existência.Somos continentes mas sem um mar pra navegar.Apenas terra nos limita .Precisamos do mar ...
Atravessar outros universos e se perder no horizonte de outros olhares,e navegar os corações aflitos 
Mas o mar desta terra não se navega assim , ele necessita amar para   navegar, se não ele aporta no fundo e para de desaguar
Rosângela Brunet


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O Medo Que nos Paralisa

Por Rosangela Brunet

Nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado.Mas nada pode ser modificado enquanto não for enfrentado"Albert Einstein
  


Esta reflexão foi inspirada em um vídeo que assisti de Joyce Meyer a respeito do medo que  nos paralisa. O medo impede que realizemos a missão que Deus tem para nós  na terra.Quando falo de missão quero dizer 
exercer a função para a qual fomos chamados.Realizar-se pessoalmente, profissionalmente e espiritualmente.Todos tem uma missão, um chamado,uma vocação.Uma vez trabalhei numa instituição desviada de função.Minha profissão era psicóloga e tinha que desempenhar cargo administrativo. Isso me deixou doente depois de 4 anos trabalhando ali.. Eu tive que sair ou entraria em depressão. 
Quando estamos desviados de função suportamos por um pouco aquele "status" até esgotarmos todas as nossas energias em produzir. Mas, chega uma hora em que não há mais o que fazer.Já exploramos tudo, já inovamos, já criamos e recriamos todas as possibilidades.Não há mais espaço para nós ali, então temos que migrar ou ficaremos doentes.

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." 
Fernando Pessoa

Assim  há pessoas desviadas de função na terra sintomatizando e adoecendo por não estarem no lugar certo exercendo sua função .Pessoas que estão "à margem de si mesmas",como diz Pessoa.O nosso potencial se atualiza e se renova na medida em que vamos atuando com criatividade no local certo oferecendo oque temos de melhor aos que nos rodeiam


"Se não quiser adoecer:Tome Decisão.A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões.A história é feita de decisões.Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagens e valores para ganhar outros.As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e de problemas de pele."Drauzio Varela

.Quando estamos no lugar certo produzimos e somos férteis. Somos criativos e motivados. Somos uma fonte de inspiração para os que nos rodeiam.
Mas há muitos que andam girando e rodopiando em círculos e não chegam a lugar algum , ou por não terem coragem de exercerem aquilo para qual foram chamados; ou porque, nem sequer , conseguem saber sua função.Sofrem   por estarem no lugar errado ,insatisfeitos e estressados sem produzir   nem criar nada de novo.São robôs humanos manipulados sem energia alguma para serem felizes.Eles até podem ser dinâmicos, rápidos e proativos,mas não inovam, não são criativos e cada vez mais vão ficando infelizes até adoecerem.
Em ambos os casos são os "desviados  de função na terra".
Os desvios de função podem ser gerados  ou  pela covardia,medo e insegurança; ou pela falta de conhecimento e auto-conhecimento. No primeiro caso cito Joyce Meyer como descrição exemplar daquilo que penso.  Veja o texto escrito de uma parte do vídeos de  Joyce Meyer :

"Não corra das situações,porque elas te encontrarão.Há um grande valor em se passar.Deixe sua bagunça se tornar sua mensagem." .Ela diz que é passando que amadurecemos,mas infelizmente ,em alguns casos. Não queremos suportar a dor Então, as dietas,muitas vezes duram até termos fome.. o nosso compromisso com algo dura apenas até que a dor chegue.Qualquer tipo de dor.Quando a dor chega nós queremos correr dela,ao invés de aproveitar o momento para receber a força de Deus em nós para prosseguirmos e passarmos pelo que for preciso.Ela cita Salmos  23 de Davi: "Ainda que eu ande (passe) pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum porque Deus esta contigo...."
Nessa hora é onde temos que nos render a Deus e gastar tempo com Deus em algum lugar silencioso como Jesus fez no jardim do Getsêmani. Temos que crer que ali Deus nos dará forças para prosseguirmos e passarmos pelas partes difíceis,momentos dolorosas, e então sairemos do outro lado livres(Hebreus 6:11) .
Há muitos que não caminham por todo o caminho,param quando se tornam desconfortáveis, quando se torna difícil, param quando  começa a requerer dela um sacrifício.Eu sei o que deus planejou para você.O plano bom , o que Deus tem em mente para você.Eu sei o quanto Deus quer prodperá-lo e usá-lo .Mas você não pode fugir das coisas.Não pode fugir do teu erro.Você tem que admitir que errou e superar isso .Você não pode fugir das coisas difíceis.Tem que aprender a prosseguir.Eu gosto muito da história de Sadraque,Mesaque e Abedenego. O perverso rei de Babilônia disse a eles:  -" Se vocês não se prostrarem e me adorarem  vocês será jogados numa fornalha de fogo ardente."
No mundo tem sempre alguém  tentando nos  fazer   se prostrar diante algo ou diante deles mesmos ou diante de alguém.Aqueles três rapazes decidiram não se prostrar.Não importa o que custasse a eles.Eles manteriam a integridade, a justiça , eles caminharam até o final com Deus.Eu te encorajo a terem como opção "voltar atrás" .Não importa o quanto tempo dure,ou o quão difícil seja.Não importa o que tenha que sacrificar.Não há outra coisa a fazer , senão se render ao plano de Deus.O que mais você vai fazer? Não há mais nada a fazer.Não há atalhos. Que estiver lendo ou ouvindo esta mensagem se comprometam a se render somente ao caminho de Cristo e aseu plano e propósito.Faça um compromisso com Ele. Se não se comprometer em seguir até o fim vc ficará  vagando andando em círculos
A fornalha ardente onde Sadraque,Mesaque e Abedenego foram jogados estavam sete vezes mais quentes do que o normal .Às vezes você toma a decisão certa na tua vida e parece que teus problemas se multiplicam.Além da fornalha estar sete vezes mais quentes, eles foram jogados na fornalha amarrados.Mas de repente quando o rei foi olhá-los eles estavam soltos e vivos.Ás vezes você esta preso no teu problema e vc queira que Deus te libertasse dele, mas é nele e passando por ele que você esta sendo liberto e curado.Dentro da fornalha ardente eles estavam soltos e havia um quarto Homem do lado deles.Eles foram tocados, eles foram soltos dentro da fornalha(...)quando estava crescendo eu  passei por muitas coisas difíceis , e quando fui sendo liberta eu não entendia porque havia tanta dor e tanta situação difícil .O fato é que se você passa por muitas coisas vocês vai ficando preso.Então,para se libertar você terá que passar por estas mesmas coisas.Só assim você encontra o escape e vai prosseguindo 
O medo é inimigo da confiança.Você já foi paralisado pelo medo? Já fugiu de algo por causa do medo. Já começou algo e voltou atrás por causa do medo? Já deixou as pessoas fazerem o que queriam com você , abusarem, te manipulares e controlar você  por causa do medo de confrontá-la ou falar por si mesma? Pessoas totalmente manipuladas e controladas pelo medo a sua vida toda.Tem fobias que deixa a vida da pessoa paralisada.Que cadeia é viver toda a vida tendo medo .O medo é  uma falsa evidência que se parece real.O medo é como uma  fé demoníaca.O avesso da fé em Deus .A pessoa se amedronta e eu da  espaço para o pensamento negativo, então colocamos mais fé nisso noque naquilo que Deus nos promete .Mas você não é um covarde por sentir medo.Você  se torna covarde por não encarar o medo.Mesmo que você sinta medo faça com medo mesmo,mas faça. Já lhe ocorreu que possa não haver nenhuma outra opção, exceto enfrentar o medo e superá-lo?.Por exemplo, eu sempre fiz ajustes em mim para agradar as pessoas porque não sabia lidar com a raiva.Fiquei acoada sentindo medo fazendo  coisas que deus não havia me mandado fazer. Eu não gosto quando as pessoas se zangam,mas não posso deixar isso controlar a minha vida.
Eu encorajo você a tomar uma decisão na sua vida hoje.deus quer te ungir para te fazer passar por aquilo que você teme.Eu quero que você  receba uma indignação do Espírito para dizer ao medo: estou cansado de te ver dominando minha vida .Hoje deus esta me ungindo para passar por isso , e eu não me prostrarei .Não estou falando de rebelião.Rebelião é o outro lada  da ignorância.A Bíblia possui a palavra "Não temas " aproximadamente 365 vezes. Deus teve que trabalhar o medo de Josué e de Gideão.Entenda isso: ( Jeremis 1:5) O teu destino já foi estabelecido na mente de Deus antes de você nascer,mas se vc não cooperar não vai acontecer.Quando Deus chama e unge uma pessoa, o seu chamado será sob  a Sua cabeça porque desta forma você terá que depender somente d'Ele.De outra forma não terá mais nada a fazer e nem saberá o que fazer .Veja o que diz em Êxodo 14 : 9-14 : "O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este perseguiu os israe­litas, que marchavam triunfantemente.Os egíp­cios, com todos os cavalos e carros de guerra do faraó, os cavaleiros e a infantaria, saíram em perseguição aos israelitas e os alcançaram quan­do estavam acampados à beira-mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom. Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marcha­vam na direção deles. E, aterrorizados, clama­ram ao Senhor. Disseram a Moisés: "Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trou­xe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? Já tínha­mos dito a você no Egito: 'Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egíp­cios!' Antes ser escravos dos egíp­cios do que morrer no deserto! Moisés respondeu ao povo: "Não te­nham medo. Fiquem firmes e vejam o livramen­to que o Senhor trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje veem. O Senhor lutará por vocês; tão somente acalmem-se" 
Correr não é a resposta.Você tem passar.( Filipense 3:29 ).se você decide enfrentar não significa que toda dor vai desaparecer imediatamente.Mas este sofrimento são dores de crescimento.Medo de rejeição, medo da perda de reputação, medo de fracassar,etc.Todos nós passamos por isso.Quantas vezes voltamos atrás por causa do medo e causamos muitos danos ao nosso destino"[1]

 Veja o Vídeo na Íntegra.

" Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti."Isaías 43:2

Voltando ao assunto sobre as várias vezes que voltamos atrás ou nos paralisamos diante do medo,  gostaria de compartilhar um trecho de Olavo Feijó que nos da uma fórmula de ficar sustentado nesse momento de dor e sofrimento, e isso, com entendimento :

" Em Isaías 64:8 diz: "Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos." Após descrever o estado deplorável a que podemos cair, por causa dos nossos pecados, o profeta Isaías revela o caminho da recuperação. “Mas Tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro, Tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por Ti” (Isaías 64:8).
O barro, quando pisado nas ruas, tem o poder de sujar. Suja nossos sapatos, nossa roupa, nosso corpo, nossa casa. O barro, quando entregue a si mesmo, não consegue criar nada de útil. O barro não é autossuficiente. Nas mãos competentes e criativas de um oleiro, porém, o barro pode ser transformado em utensílio ou em obra de arte. Nisso tudo pensava Isaías, quando nos descreveu
Obra de Rosangela Brunet
como barro e descreveu a capacidade do Senhor, nosso oleiro.
Porque o Senhor é nosso Pai, Ele é um oleiro amantíssimo. Apesar da nossa sujidade, Ele nos pega nas suas santas mãos e, cuidadosamente, vai nos moldando. Nós não sabemos, mas Ele sabe o papel e a importância do vaso que seremos. Nossa utilidade e beleza dependem do Seu projeto. E a nossa resistência às pressões deste mundo depende do calor do forno no qual somos colocados. Graças ao Senhor, não somos um barro qualquer, que apenas serve para sujar. Graças ao Senhor, temos o Pai como oleiro
."[2]

[1] Texto referente ao vídeo de Joyce Meyer
[2]Somos Barro: Tu És O Oleiro - Olavo Feijó

sábado, 4 de janeiro de 2014

Exemplo de Comunismo

Um Lindo Exemplo de Comunismo .Não entendo porque Karl Marx não leu ,entre outras, esta parte da Bíblia .ele iria se inspirar bastante
"E todos os que criam em Jesus estavam juntos, e tinham tudo em comum.E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria(...) Atos 2:44-47 


quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"QUANDO TUDO FOR PEDRA ATIRE A PRIMEIRA FLOR"


A mensagem "amai-vos uns aos outros" é muito bonita. É um mandamento de Jesus .                                                               Porém, eu 
só acredito na prática da mensagem e não nessas palavras bonitas .Se porventura , depois de uma pessoa ser apedrejada,hostilizada, processada,perseguida,injustiçada,rejeitada violentada emocionalmente ,e ainda assim , continuar amando uns aos outros(inclusive esses perseguidores) , ai poderemos constatar que o Amor vive dentro de nós . Que o Amor anda com Ela e tem a vida d'Ele dentro de si. Do contrário são só mensagens de efeito e não curam nenhuma ferida , não transformam a sociedades,e não produz nenhuma mudança.

O amor idealizado não cura nada,apenas prolonga ilusões e promove decepções. Amar quem gosta de você e te faz bem, e pensa como você, e concorda com sua ideologia, e ri das suas piadas, etc, etc....não é amor.É a política da meritocracia.Eu te amo se...
O amor é outra coisa. O amor é uma atitude, uma construção diária, o amor é o próprio Deus. Esse Amor  nos capacita  a permanecer doce e terna mesmo diante de tanto ódio e oposição...Há uma classe de pessoas pelas quais eu tenho um profundo respeito , e ando lutando para pertencer a ela, apesar de saber que ainda me falta muita estrada para caminhar. É a classe dos que andam com o Amor , e passam a ter a sua aparência, seu jeito de falar sua forma de olhar o mundo e seu modo de amar ....Porque "Todos aqueles que o Pai deu a Jesus , Ele os amou até o fim".Isso,porque o Amor vivia dentro d'Ele
"Por Rosangela Brunet

O Deus de Spinoza

Qual a sua religião? Qual o seu Deus? - O meu Deus é o mesmo do Spinoza, sem tirar nem pôr: “Pára de ficar rezando e batendo o peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida. 




Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti. Pára de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa. Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti. Pára de me culpar da tua vida miserável: Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau. O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria. Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer. Pára de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho… Não me encontrarás em nenhum livro! Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho? Pára de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor. Pára de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz… Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti? Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez? Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade?

 Que tipo de Deus pode fazer isso? Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti. Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia. Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é o único que há aqui e agora, e o único que precisas. Eu te fiz absolutamente livre. Não há prêmios nem castigos. Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro. 


Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno. Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho. Vive como se não o houvesse. Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir. Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei. E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não. Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste… Do que mais gostaste? O que aprendeste? Pára de crer em mim – crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar. Pára de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeçam. Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo. Te sentes olhado, surpreendido?… Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar. Pára de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim. A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas. Para que precisas de mais milagres? Para que tantas explicações? Não me procures fora! Não me acharás. Procura-me dentro… aí é que estou, batendo em ti." Baruch Spinoza.

As palavras acima são de Baruch Espinoza, nascido em 1632 em Amsterdã, falecido em Haia em 21 de fevereiro de 1677.Foi um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna.