Segundo René Kivitz "Na filosofia grega e romana KAIROS é a experiência do momento oportuno. Os pitagóricos lhe chamavam Oportunidade. Kairos é o tempo em potencial, tempo eterno, (...) é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece, a experiência do momento oportuno. É usada também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o "tempo de Deus" .
Para Carl Gustav Jung há um gênio criativo dentro de nós.É como se fosse um guia interior. Porém há um caminho a percorrer no sentido de acessá-lo. Enquanto não tivermos acesso a ele ficamos longe de nosso real " chamado vocacional" em relação ao que Somos como indivíduos; o que significa um distanciamento da verdadeira realização , plenitude e totalidade existencial.
Segundo Samuel Hahneman, toda doença é justamente esse desvio equivocado desse chamado ou meta existencial. O verdadeiro nascimento é a "experiência do Kairos", o tempo em que toda tua história começa a fazer sentido , tudo que você viveu convergiu para aquele momento, e você teve este insight, e sua vida começa a fazer sentido .Deste ponto em diante você achou sua missão, você sabe quem você é de verdade. Até os momentos mais difíceis de sua vida se tornaram materiais de estrutura para que agora você exerça sua função como Ser de excelência.
Rosângela Brunet