Por Rosangela Brunet
"O Espírito Santo responde à nossa fé! Quando invocamos, Ele vem sobre nós com poder sobrenatural para mortificar as obras da nossa carne. A nossa parte é fazer com fé e, em seguida, caminhar na crença de que o Espírito de Deus vai resistir ao poder do mal que vem contra nós." Gary Wilkerson [1]
Para mim a maior segurança que eu posso ter é estar certa de que a presença de Deus esta comigo .Isso parece obvio, mas não é. Muitas vezes na Bíblia Israel perdeu uma batalha. O próprio rei Davi muitas vezes teve que buscar a Deus para perguntá-Lo se aquela batalha era para ele lutar. Nem sempre a gente tem que lutar uma batalha Nem sempre ganhamos uma batalhas e ficamos sem saber porque. Então eu lembro de Josué que perdeu uma batalha e muitos morreram ; e ele peguntou a Deus porque e , Deus respondeu que havia algo escondido , roubado no meio do povo que habilitou aquela derrota. Deus não compactua com batalhas onde Ele não nos ordenou batalhar, e muito menos batalhas onde nascem de um desvio, de um erro, de um desejo distorcido, de um um vício ou de uma deformação qualquer. Se Deus não compactuou não avance.Do contrário você vai se ferir e ser derrotado.
Daniel na cova dos leões,Obra de Peter Paul Rubens
Daniel na cova dos leões,Obra de Peter Paul Rubens
Há um exemplo que gosto muito.O de Moisés. Aliás Moisés é um dos meus preferidos da Bíblia. Primeiro porque ele tem um temperamento igual ao meu, e teve um trajeto que me inspirou a vida toda .Ele disse uma vez para Deus, que era seu amigo: "Se tua presença não vai comigo , não nos faça subir daqui " (Êxodo 33:15 ).O cara sabia o que significava tomar um decisão errada.Ele era líder de um povo e qualquer vacilada a cabeça dele rolava e estaria á prêmio .Moisés sabia que o que diferenciava o povo de Israel dos outros povos era a presença de Deus. Aliás todos os povos temiam e odiavam Israel por isso. Israel é uma figura da igreja de Cristo. Todo o movimento que ele fez era profético e queria nos remeter a tudo que vivemos ainda hoje. Os que foram remidos, lavados e comprados pelo sangue de Jesus é a Igreja de Cristo.
Assim como Moisés não se guiava pela forma de luta, de estratégia de guerra dos outros povos , assim também foi o rei Davi, e assim eu procuro me conduzir . Independentemente do que os outros pensam ou agem, eu tento me conduzir pela direção que encontro em Deus.E isso é válido para todos que estão ao meu redor. Não importa se o cidadão tem aquela forma de pensar arrogante de "crente sabe tudo" ou, se é "altamente espiritual", ou se é ateu, ou se é um cientista, ou um profissional bem sucedido, ou se é um expoente em algum assunto, ou mesmo um estadista ou governante. Eu tento me conduzir por aquilo que entendo ser a direção de Deus para minha vida. E mesmo assim, me atrapalho muitas vezes por me enganar.
Saul era rei e governava em Israel, mas Deus retirou sua unção de rei e deu a Davi porque ele era movido pela vontade de Deus, e Saul era arrogante e vaidoso confiando em sua força e em seu título de rei. Que Deus me ajude a nunca perder sua unção de reinar sobre a minha vida e sobre a terra onde habito. Não procuro me guiar pelas estratégias dos reis e governantes das "terras ao lado". Olho para a estratégia e para a direção que Deus me mostra dentro do tempo que ele deseja pra mim.Isso é muito difícil, mas só consigo me mover assim. Minha inspiração para isso foi o rei Davi. Ele era insignificante, sem nenhum reconhecimento de seu pai e muito menos de seus irmãos .Ficava lá atrás cuidando das ovelhas de seu pai. Era um poeta apaixonado pelo serviço de cuidar de ovelhas. Um dia ele matou um leão e outro dia um urso para defender seu rebanho. Acho que Davi chamava a atenção de Deus por sua simplicidade , despojamento e descomprometimento com aquele sistema já adulterado pela arrogância e vaidade.
Um dia Davi, diante da arrogância de Golias que afrontava seus povo e colocava em risco sua família, se posicionou a enfrentá-lo. Ele usou o seguinte argumento: Já matei um leão e um urso. Quem é esse incircunciso para afrontar o povo do Deus vivo?"
"Quando a presença do Senhor está em nosso meio , ninguém pode nos derrubar. Mas sem Ele,somos impotentes , reduzidos a nada . Que todas as nações deste mundo confiem em seus exércitos poderosos, em seus carros de ferro, seus soldados qualificados , ou em seu novo arsenal de armas . Mas nós vamos confiar na presença manifesta de nosso Deus! Deus respondeu à ousada declaração de Moisés : " A minha presença irá contigo, e eu vou darei descanso "( versículo 14). Que promessa incrível ! A palavra hebraica para o descanso aqui é " um confortável descanso tranquilo . " Deus estava querendo dizer: "Não importa o que os inimigos ou sofrimento que você enfrente , você sempre será capaz de encontrar este descanso tranquilo em mim ! " [2]
Devo confessar que sou fã desse cara . Ele peitou o grandalhão e foi contra ele com apenas 5 pedras que ele tinha em seu alforje .E o engraçado é que Saul quis dar a ele sua armadura, sua forma de conduzir as coisas, sua força natural, sua confiança nas armas físicas e naturais, mas Davi não suportou aquela sustentação artificial e se desarmou de toda força de homem e com sua simplicidade de menino ele derrotou um gigante que afrontava seu povo . Oro a Deus que se levantem milhões de Davi no nosso Brasil para desafiar os gigantes que tem afrontado a nossa nação . Mas que sejam Davis despojados da arrogância política e vaidosa de suas forças econômicas e manipuladoras da carne .Que sejam poetas inimigos de tudo que se levante para trazer morte ,escuridão e sofrimento. Que sejam pastores simples de ovelhas confiantes,mas não manipuladas pelo poder do homem. Que sejam meninos puros e inocentes de fazer o mal contra seu irmão, ainda que eles tenham sido ignorados a vida toda por suas famílias.
Que se levantem os Davi's e que caiam os Saul's da nossa nação. Amém!
Que se levantem os Davi's e que caiam os Saul's da nossa nação. Amém!
Referência:
[1],Gary Wilkerso. [2]EMPOWERED TO LIVE, David Wilkerson. May 19, 1931 – April 27, 2011
[3] BLESSINGS OF HIS PRESENCE , David Wilkerson. May 19, 1931 – April 27, 2011